quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dieta Vegetariana e os atletas

Há possibilidades de atletas terem uma boa performance com dietas vegetarianas . Contudo, os vegetarianos estritos/ou veganos devem ter cuidados especiais como: seleção dos vegetais, fornecimento dos aminoácidos essenciais e mensuração da quantidade adequada de calorias, vitaminas, cálcio e ferro.

Alguns atletas, na tentativa de uma dieta saudável e maior ingestão de carboidratos, adotam dieta vegetariana. Existem relatos de indivíduos que se tornaram campeões com ou sem incremento de produtos lácteos na alimentação, demonstrando que o consumo de produtos de origem animal não é necessariamente essencial para um desempenho ótimo.

Atletas que antes faziam uso de uma dieta onívora e passam a vegetariana (estrita), podem apresentar um declínio na performance. Neste caso, o problema provavelmente esteja na mudança dos hábitos e na escolha dos alimentos. Porém, a simples inclusão de leite e/ou ovos podem diminuir essas deficiências nutricionais.

Suplementos
Proteína
Na comunidade esportiva é comum o uso de suplementação que contém proteínas e aminoácidos. Dependendo da dieta e modalidade desportiva o consumo dessas substancias podem acrescentar uma quantidade muito pequena (1g) ou grande (100/200g) de proteínas por dia. Entretanto, convém esclarecer que o excesso de proteínas não é armazenado e sim transformado em energia e/ou gordura. Outro fator que vale destacar, é que suplementos de um tipo específico de aminoácidos tomados em doses excessivas (5 a 20g) podem alterar os padrões de aminoácidos do sangue e posteriormente afetar a disposição geral, pelo fato de alterarem os níveis de neurotransmissores no cérebro ocasionando riscos à saúde e ao desempenho físico. Isso nos leva a concluir do quanto é importante ingerir a quantidade ideal de suplementos (caso seja necessário). Somente uma avaliação rigorosa será capaz de possibilitar a prescrição fidedigna do quanto cada um precisa. Veja mais em: Aminoácidos, Whey protein, Ingestão de proteínas

Creatina

Em um experimento foi investigado o efeito da suplementação de creatina no aumento da secção transversa do músculo (biopsia) em vegetarianos e não vegetarianos. A amostra foi dividida em dois grupos: suplementação de creatina (0,25g/kg de massa muscular) e treino e placebo e treino. O estudo durou oito semanas e todos realizaram uma rotina de musculação com intensidade de 70% de 1RM 3x por semana. Os resultados demonstraram que o grupo dos vegetarianos que usou a suplementação teve o maior aumento de massa magra e creatina muscular total (provavelmente por ter começado o experimento com níveis mais baixos). Quanto à área de secção transversa do músculo, os indivíduos que ingeriram creatina tiveram um aumento 28% da fibra do tipo II contra 9% dos que utilizaram placebo. Veja mais em: Creatina Uso de creatina em idosos.

Atletas vegetarianos

Piero Venturato: fisiculturista campeão mundial, sete vezes campeão italiano e cinco vezes campeão Europeu.

Carl Lewis: Considerado o atleta mais rápido do mundo. Em 1991, bateu o recorde de 100 metros com um tempo de 9.86 segundos.

Martina Navratilova: Primeira tenista a ganhar 9 vezes o torneio de Wimbledon. Bateu o recorde de 74 títulos profissionais em 1984 e obteve durante sua carreira um total de 167 títulos.

Dave Scott: triatleta reconhecido mundialmente campeão do Triatlon Ironman no Hawaii por 4 vezes, inclusive durante 3 anos seguidos.

Edwin Moses: entre 1977 a 1987 obteve 122 vitórias na modalidade 400 metros com obstáculos. Medalhista de ouro olímpico ficou durante 8 anos sem perder uma única corrida.

Paavo Nurmi, o "Finlandês Voador" (1897), com 20 recordes mundiais em corrida interurbana. Ganhou 9 medalhas olímpicas.

Bill Pickering: Inglês estabeleceu um recorde mundial nadando no canal que separa seu País da França. Aos 48 anos, bateu um novo recorde mundial nadando no canal de Bristol.

Murray Rose: começou a ser vegetariano aos dois anos de idade. Aos dezessete, ganhou três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1956 (Austrália) Nas Olimpíadas de 1960, foi o primeiro homem na história a reter seu título nos 400 metros. Posteriormente, bateu seus dois recordes mundiais anteriores nos 400 metros e nos 1500 metros. Considerado por muitos como o melhor nadador de todos os tempos.

Andreas Cahling: fisiculturista sueco ganhou o Mister Mundo de 1980, sendo vegetariano há mais de 10 anos. - Stan Price: recordista "supino" em sua classe de peso.

Éder Jofre: vegetariano desde 1956.
O maior boxeador do Brasil.
* 78 lutas
* 72 vitórias
* 50 nocautes
* 4 empates
* 2 derrotas (os dois contestados combates contra Harada)

Conquistas

* Campeão da Forja de Campeões (amador) – 1953
* Campeão Brasileiro dos galos – 1958
* Campeão Sul-americano dos galos – 1960
* Campeão Mundial da AMB (Associação Mundial de Boxe) dos galos – 1960
* Campeão Unificado (títulos pelas federações americanas e européias) dos galos – 1962
* Campeão Mundial dos penas pelo CMB (Conselho Mundial de Boxe) – 1973


Parecer do Comitê Olímpico Americano


"Se for incluída uma grande variedade de alimentos, as dietas vegetarianas podem ser
nutricionalmente adequadas para apoiar a práticaesportiva. Ser vegetariano não reduz o talento
natural ou a capacidade física, tanto de esportistas quanto de atletas de nível internacional. Desde os jogos antigos, os atletas gregos consumiam dietas vegetarianas e mostravam uma surpreendente habilidade noatletismo competitivo".
(American Dietetic Association; Dietitians American of Canada. Position of the American Dietetic Association and Dietitians of Canada: Canada: Vegetarian diets. J Am Diet Assoc. 2003).


Vitamina B12 na dieta vegetariana - Cobalamina


Fontes: carnes, ovos e laticinios.

Não existe em alimentos vegetais sendo a principal preocupação dos vegetarianos (Misra, Kalita,
Electromyogr Clin Neurophysiol, 2003; Nogales-Gaete et al, Rev. Méd.
Chile, 2004; Paniz et al, 2005).

Sua necessidade é pequena e sua deficiência é rara, mas exige atenção dos vegetarianos estritos
(Di Ciero, 2005; Paniz et al, J Bras Patol Med Lab, 2005).

Protege contra cardiopatias e derrames, conservando a função imune e energia em pessoas idosas (Janson, 2002; Cuppari, 2005).

Sua carência leva anos para se evidenciar e resulta em lesão na medula óssea e danos neurológicos
irreversíveis (Hematol Oncol Clin North Am. 2000; Am J Clin Nutr 2003).

Atletas vegetarianos devem fazer atletas suplementação, usar alimentos “fortificados” ou adotarem uma dieta ovo-lacto-vegetariana.


Considerações finais


Uma dieta vegetariana bem elaborada será capaz de suprir todas as necessidades nutricionais de um atleta ou qualquer outro indivíduo. Caso haja déficit de alguns nutrientes a ingestão de ovos e derivados do leite poderão ajudar na solução do problema. Atletas que optam por este estilo de vida conseguem níveis de performance suficientes para se tornarem campeões, quando fazem uma dieta e um treinamento adequados. Porém, toda dieta deve ser manipulada por um profissional competente, para que os benefícios sejam otimizados.

Quanto ao uso de creatina, pode-se sugerir que os efeitos realmente existem e se a dosagem for adequada às condições individuais, treino e dieta, a suplementação pode ser muito eficiente, principalmente para os vegetarianos.

Autor: Anjo Vergeltung.

Fontes:

www.docstoc.com/docs/892171/Atletas-Vegetarianos -
nutrociencia.com.br/upload_files/arquivos/Atletas%20Vegetarianos.doc
GEASE - Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732006000400006&script=sci_arttext
http://www.rgnutri.com.br/sap/tr-cientificos/dvde.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails