Ele é praticamente um hábito culutral brasileiro. É a primeira coisa que se oferece as visitas, é aquele que sugere um encontro pra colocar o papo em dia. É duvidoso, uns dizem ser benéfico, outros, maléfico. Mas o que importa é que café está na vida do brasileiro!
O problema do café não é a planta em si, mas a substância, batizada de cafeína. Ela é um alcalóide que funciona como estimulante, tira a fome por uma hora e diminui o sono. Porém, pode ter efeitos negativos, como insônia, irritabilidade e até taquicardia.
A cafeína tem uso amplo na medicina. Remédios da Herbalife, analgésicos... todos contém cafeina.
Não dá pra dizer que há um nível seguro, nem um nível de risco. Eu tive problemas de taquicardia, por histórico cardíaco, e porque ingeria mais de 1g de cafeina por dia. (Uma xicara de caféde 100 ml tem 100 mg, um copo de 200 ml coca-cola ou guarana tem 40 mg). O segredo? Moderação. Lembre-se que outros alimentos tem cafeína, em menor quantidade (o cacau, o guaraná e o chá mate e chá verde).
Só pra constar, o dopping de cafeina é de 4 g. (Aproximadamente 40 xícaras de café). A dose letal é de 10 g (100 xícaras de café).
Um truque para deixar aquele cafezinho mais especial e colocar uma colherde sobremesa de canela em pó no filtro, e depois adicionar o pó de café, o chamado café espanhol. Fica fenomenal.
Filho da mãe
ResponderExcluirSó por que eu ia fazer um post sobre café
Isso não é justo
ahoiahoiHOIAOIAAIOAOIAH
ResponderExcluirinconsciente coletivo?